Seu navegador não suporta javascript!

Roteiro de Birdwatching - Chapada dos Veadeiros em 3 dias

O Brasil apresenta um conjunto de espécies de aves, a chamada avifauna, dos mais interessantes do mundo, chegando, conforme algumas publicações recentes, a mais de 1.800 espécies, incluindo tanto aves residentes quanto visitantes, nos posicionando em segundo lugar entre os países com maior diversidade de avifauna. Um aspecto relevante da avifauna brasileira é o elevado número de espécies encontradas exclusivamente em nosso país, definidas como espécies endêmicas. São 191 espécies, o que faz do Brasil um paraíso para birdwatching. O Cerrado apresenta mais de 600 espécies e a Chapada dos Veadeiros pode ter entre 350 e 400 espécies de aves.
Na Chapada dos Veadeiros, a observação se torna muito fácil, devido as fitofisionomias do cerrado. São matas de galeria e ciliares, campos, cerrado rupestre, cerradão, matas decíduas e semidecíduas, veredas, campos úmidos. O clima é muito agradável para as caminhadas, o que torna a atividade ainda mais prazerosa. A luz é ótima apra a captura de imagens.

Apresentamos apenas uma sugestão de roteiro, que poderá ser alterada, de acordo com o interesse de cada birdewatcher.

Sugestão de Roteiro
Primeiro dia
Receptivo no Aeroporto de Brasília e transfer para Alto Paraíso, com boas possibilidades de avistamento durante o trajeto. Dependendo do horário da chegada ,ainda dá tempo para uma saída nos arredores da cidade ou em sítios turísticos próximos.

Segundo dia
Pela manhã , após o café, saída para o Povoado de São Jorge. Safári em campo aberto, pelas margens da GO 239, com boas possibilidades de avistamento de aves endêmicas do cerrado. Ao longo do passeio, passagens por bordas de matas ciliares, campos rupestres, campos úmidos e cerrados.

Terceiro dia
Após o café da manhã, saída para o Rio dos Couros. São 40 km de estrada, sendo um trecho com asfalto e outro sem pavimentação. É possível fazer várias paradas na estrada, em locais onde há concentração de aves. Nas piscinas do Rio dos couros, o pato mergulhão foi muitas vezes avistado.

Observação: Esta é apenas uma sugestão, que mudará de acordo com o interesse do observador. Imprima sua lista de lifers para a região e encaminhe para elaborarmos um roteiro que atenda a seus interesses.
 

Inclui:
Receptivo em Brasília, traslados até a Chapada dos Veadeiros, hospedagem com café da manhã ou  pensão completa (café da manhã à disposição antes do alvorecer). Traslados locais, caminhadas voltadas à observação de aves. Guia  especializado em Birdwatching, lista de aves da região.

TOPO