Seu navegador não suporta javascript!
Voltar para:  Página Inicial / English / EcoRoteiros

Caves of the earth rumbles

O Parque Estadual de Terra Ronca insere-se no domínio morfológico do Planalto Central Brasileiro , no extremo noroeste de Goiás, na divisa com a Bahia. É composto por inúmeras cavernas cobertas por um rico sistema de espeleotemas. As nascentes e as encostas de rios de águas límpidas que correm dentro e fora das grutas, além da diversificada fauna e flora, oferecem um espetáculo a parte, pela inumerável vastidão de espécies, algumas inclusive endêmicas e raras, como é o caso do periquito Pyrrhura pfrimeri.

O maior atrativo turístico do Parque Estadual de Terra Ronca são as cavernas, que atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de toda parte do mundo.

Dentro das cavernas, a fauna é única, são encontrados peixes, da família do bagre com características morfológicas e fisiológicas próprias, como atrofia dos órgãos de visão, despigmentação e outras, que representam não apenas curiosidades vivas de uma fauna ameaçada de extinção, mas um patrimônio genético inigualável para estudos sobre a evolução biológica das espécies.

Cachoeiras e Cavernas de Terra Ronca

Duas aventuras em um só roteiro: Montanhas, montes, vales e cannyons, cachoeiras, cavernas. Do ponto mais alto do Planalto Central às profundezas das entranhas de Terra Ronca.

TOPO